Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina

Geral

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e a Arquidiocese de Florianópolis (SC) ativam fundo solidário para ajuda humanitária

Publicação: 06/12/2022

Faça sua doação às pessoas vítimas das chuvas em Santa Catarina

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina se soma à Arquidiocese de Florianópolis (SC), por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), para ajuda humanitária às pessoas atingidas pelas fortes chuvas na região.

Com isso, as organizações ativaram o Fundo de Emergência para que você possa oferecer ajuda financeira, no atendimento emergencial para a: compra de móveis, reformas e construção de casas, obtenção de matéria prima para a reconstrução da vida e do trabalho das famílias, entre outros. O fundo é administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Colabore!

Banco do Brasil

Agência: 16-7 | Conta corrente: 117611-0

Chave pix: (48) 98452-4981

CNPJ 83.892.828/0001-29

Foto: Cristiano Estrela/Secom

Fonte: Defesa Civil SC

Mais de 20,5 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Santa Catarina até a manhã de segunda-feira (05/12), conforme levantamento feito pela Defesa Civil. As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Seis delas decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.

Até esta segunda-feira de manhã, mais de 4,6 mil casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.

Uma das cidades mais afetadas é Blumenau. Segundo a Defesa Civil,  há 12.340 pessoas desabrigadas e 281 desalojadas. Na cidade, 3.176 residências foram afetadas pela inundação, que também atingiu mais de 1,3 mil estabelecimentos comerciais e industriais.

A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.

Outra cidade em situação crítica é Rio do Sul, onde há 1,5 mil pessoas desalojadas e 536 desabrigadas. O rio chegou a 10 metros acima do normal. A SC-350 foi interditada. Há 18 abrigos na cidade.

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Alerta para deslizamentos e alagamentos

Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

Força-tarefa

O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações

Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Mais informações para a imprensa

Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.

Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445

Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761