Campanha 10 Milhões de Estrelas propõe mobilização social pela paz na preparação para o Natal

Projetos

Iniciativa da Cáritas Brasileira motiva pessoas, famílias, grupos e comunidades para o fortalecimento da cultura de paz

Publicação: 27/11/2020

A campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, no período do Advento  e  do Natal, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza.

A iniciativa teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa. Visite aqui a linha do tempo que marca a trajetória da campanha.

“A campanha 10 Milhões de Estrelas se propõe a animar as pessoas, grupos, comunidades, paróquias e a sociedade como um todo, a vivenciar o espírito do Natal na perspectiva de construir uma sociedade de paz e cuidado uns dos outros e, sobretudo, uma sociedade que pratique a justiça e respeite os direitos dos diferentes”, afirma o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos.

Ouça o diretor executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos

Motivados pela Campanha da Fraternidade 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico extraído de Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, neste ano a campanha 10 Milhões de Estrelas propõe o tema “Viu, cuidou e o mundo inteiro se iluminou!” e o lema “Brilhe vossa luz para que vejam as vossas boas obras” (cf. Mt 5,16).

A inciativa objetiva animar a esperança proativa em tempos desafiadores como o que estamos vivendo, com as consequências da pandemia de Covid-19, como destaca Carlos Humberto: “Esse cenário exige de nós o trabalho pelo bem comum, buscando fortalecer os espaços de paz, de diálogo e cooperação entre todas as pessoas”, conclui.

Mobilização social

Com esta iniciativa, a Cáritas Brasileira quer propor uma mobilização para semear em todos os lugares ações ou momentos que promovam a Cultura do Encontro, do perdão e da justiça. “Cada vela que for acessa durante o período do Advento e no Natal convida todas as pessoas a participar ativamente da jornada em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação! Com esse sentimento, a campanha 10 Milhões de Estrelas indica a possibilidade de que as famílias, os grupos e as comunidades possam construir e viver o Natal na perspectiva do projeto de Jesus Cristo”, conclui o diretor executivo da Cáritas Brasileira.

A vela da paz é o objeto que marca as ações da campanha. Um dos gestos simbólicos previstos é o acendimento dessa vela em momentos celebrativos ou em família na noite de Natal, como explica o assessor nacional da Cáritas Brasileira Jaime Conrado: “Nós convidamos toda a sociedade a acender a vela da campanha na noite do Natal trazendo essas reflexões e pedindo que essa chama traga mais sabedoria, mais saúde, mais esperança ao povo brasileiro”, conclui.

Ouça o spot da campanha

Grupos, famílias ou comunidades são convidados/as a, num momento celebrativo, orante, ou de reflexão, acender a vela da paz, em um espaço público, se as condições da pandemia de Covid-19 permitirem, ou mesmo em espaços virtuais, se assim for preciso. A indicação é de que a família, grupo ou comunidade juntos/as também realizem a Oração pela Paz que acompanha a vela. Acesse aqui a proposta de roteiro celebrativo.

Toda a renda arrecada com a vela da campanha será revertida para as ações humanitárias da Rede Cáritas no Brasil. As velas podem ser adquiridas nos regionais da Cáritas Brasileira em todo o país, verifique o local mais próximo de você aqui.

Oração pela Paz

Pai Santo, aqui estamos para te glorificar pela vida, dom e compromisso!

Deste-nos a missão de “ver, cuidar e iluminar” este mundo tão cheio de contradições e desigualdades, ódio e intolerância e tão impotente na restauração da paz.

Nossos corações estão feridos com as dores do teu povo, mas desejosos por transformar nosso estilo de vida e nossa relação com a Mãe Terra.

Vem nos visitar e derrama sobre nós a tua esperança que nunca decepciona!

Pai querido, és a fonte da luz e do amor.

Orienta-nos nos caminhos da solidariedade para que, ao brilho da Estrela de Belém, superemos todo o mal que atinge a humanidade, lutemos por direitos e justiça social, despertemos para o cuidado da vida e da Casa Comum.

Transforma nossos corações em manjedouras para acolher, cuidar e consolar a quem sofre.

Amém!