A Rede Cáritas de Santa Catarina torna público o sentimento de pesar pela partida do nosso companheiro e amigo Osmar Dettmer, ocorrido nesta semana, em sua residência em Porto Belo/SC. Osmar foi um grande militante na defesa dos direitos da criança e do adolescente, com atuação em todo o território catarinense, junto ao Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e também como conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, por vários mandatos.

Dettmer foi sócio fundador e presidente da Associação Catarinense dos Integrantes do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil e um grande batalhador pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil. Sua atividade profissional estava voltada a defesa dos direitos, em especial, os direitos infanto-juvenis, sendo que seus últimos anos de trabalho se prestaram a assessoria nesta área, em todo o Estado.

Foi um grande parceiro e amigo da Cáritas Diocesana de Lages e da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina colaborando em ações de capacitação de gestores e conselheiros, através do Programa Infância Adolescência e Juventude (PIAJ).

A Rede Cáritas de Santa Catarina se solidariza com os familiares e amigos que lamentam a grande perda deste valoroso ser humano que não deixou de dedicar seu tempo em favor da defesa de direitos em nosso Estado.

Florianópolis, 11 de maio de 2012.