A Ação Social Diocesana de Chapecó, ASDI, acompanha através do projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina”, o Grupo de Artesanato com Retalhos, no interior da cidade de Seara. O grupo é formado por quatro mulheres agricultoras que conciliam seus afazeres no campo com a atividade de artesanato.

Com o intuito de aumentar a renda, há alguns anos o grupo começou a se reunir para a produção de artesanato com retalhos e nunca mais pararam. Cada uma delas produz com materiais que se adaptam melhor a habilidade de cada uma e ao tipo de trabalho.

As mulheres investem em cursos de formação e em novos materiais para a produção de artesanato. Atualmente o grupo investe na aprendizagem de artesanatos com fibra de bananeira. Uma das integrantes do grupo está fazendo um curso para aprender técnicas de conservação e manuseio.

Além disso, as mulheres pensam em formas de divulgação da produção, como a criação de um blog onde possam colocar fotos, preço e especificações dos produtos.

O percurso não é fácil, mas elas não desistem, persistem lutando para ter dignidade frente a um mundo de exclusões e de desigualdade.

 

Por Gilberto Oliari, articulador local na região de Chapecó.