Com objetivo de consolidar as políticas para desenvolvimento da agricultura brasileira, foi lançado em dezembro de 2011 em Porto Alegre, pela presidente Dilma, a Rede Brasil Rural. Este sistema servirá para visualização de toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, podendo alcançar uma melhor qualidade dos produtos e ampliar os produtores rurais.

O sistema contará com mapa de ofertas da Agricultura Familiar, catálogo de insumos e editais do PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar), possibilitando aos agricultores mais acesso a oportunidades de comercialização. Além disso, a rede contará com um armazém virtual, que possibilitará a usuários da rede de internet comprar produtos da agricultura familiar sem sair de casa.

Em vista da melhoria das condições de sobrevivência e da melhoria de renda dos agricultores, serão várias ações consolidas através de políticas nacionais de melhorias. O Programa Brasil sem Miséria atenderá os agricultores em situação de extrema pobreza; o Programa de Acompanhamento Técnico de Extensão Rural (ATER) fará assessoramento para a ampliação da produção rural e inserção no mercado, e a Rede Brasil Rural irá inserir a agricultura familiar no mercado sistemático.

Como critério de inclusão no sistema e acessar os benefícios, os agricultores precisam estar obrigatoriamente ligados à cooperativas de agricultura familiar. A expectativa é que dessa forma a Economia Solidária também seja fortalecida.

Para maiores informações podem ser acessadas o site da Rede Brasil Rural: http://www.redebrasilrural.mda.gov.br/

Fonte: MDA