O prêmio Odair Firmino é uma iniciativa da Cáritas Brasileira – com objetivo de estimular, disseminar e divulgar a cultura da solidariedade através do reconhecimento de organizações associações, entidades e grupos comunitários empenhados em ações coletivas e solidárias. Em 2013 a temática do prêmio inclui o tema: soberania alimentar e solidariedade – Alternativas para as desigualdades sociais.  Odair Firmino assumiu a causa dos empobrecidos, buscando transmitir alegria e esperança principalmente aos perseguidos por causa da justiça.

A ACORDI – Associação Comunitária Rural de Imbituba – SC, entidade que conta com cerca de 300 participantes e desde sua fundação em 202, tem voltado suas atividades para a manutenção do território tradicional de agricultores e pescadores. Desde 2011 vem sendo acompanhada pelo Projeto FORTES – Fortalecendo Experiências em Economia Solidária em parceria da Caritas Brasileira com a Petrobras – Programa Desenvolvimento e Cidadania. Incentivada pelo respectivo projeto, concorreu ao prêmio e teve a alegria de ser incluída em 5º lugar como experiência luta pela Regularização Fundiária e preservação do território como conquista da soberania alimentar e solidariedade.

A agricultura, em especial o cultivo da mandioca, a produção farinha e a feira da mandioca, são trabalhos coletivos, juntamente com a extração de plantas nativas e a pesca artesanal, que além de garantir o sustento também é uma referência identitária, fundamental da comunidade. A solidariedade é um valor visível entre os membros, que realizam mutirões para a manutenção da sede, plantação e preparação do solo por meio de parcerias. Atualmente, com incentivo do projeto FORTEES, a ACORDI está envolvida na captação de água, a fim de construir uma horta comunitária favorecendo assim o sustento do grupo e reafirmando a conquista da terra.

Catarina De Faveri

Articuladora Local