A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) concedeu a Comenda do Legislativo Catarinense à Cáritas Brasileira. A seção solene aconteceu na noite do dia 11, no plenário. O deputado padre Pedro Baldissera (PT) entregou ao secretário-executivo da Cáritas regional, padre Roque Ademir Favarin, uma medalha e uma placa, que representam a distinção.

Em discurso no parlatório, o presidente da Alesc, deputado Joarez Ponticelli (PP) contou que esta seção de gala é a mais esperada do ano e representa a gratidão e o incentivo do parlamento ao quem faz a diferença em Santa Catarina.

Depois da seção, os agentes da Cáritas Regional e das entidades-membro de Caçador, Tubarão e Rio do Sul posaram para fotos no saguão do Palácio Barriga Verde e viram, de perto, a comenda, que segundo padre Roque “reconhece a defesa dos excluídos, inclusão social e luta por direitos feito pela Cáritas”.

A homenagem acontece na véspera da instituição completar 57 anos de fundação Brasil, por isso, foi recebida como um presente de aniversário. “Isso muito importante para os agentes porque valoriza o trabalho todos eles, especialmente em um mês em que a Cáritas faz diversas atividades comemorativas, como a Semana da Solidariedade”, avaliou Fabiana Gonçalves, coordenadora de projetos da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.

A articuladora regional em Rio do Sul, Ariane Gabriela Félix Leite, estava feliz em participar do momento histórico e disse sentir-se realizada na sua profissão. “Como assistente social a gente busca a melhoria social e acesso das pessoas aos seus direitos. A ação da Cáritas é um meio de proporcionar acesso sustentável e constante a esses direitos”, disse.

Comenda

Assembleia Legislativa de Santa Catarina unificou, desde 2008, as homenagens concedidas a personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. As indicações dos homenageados, que promovem o bem estar dos catarinenses, são feitas pelos deputados estaduais. A proposição da Cáritas Brasileira foi feita pelo deputado Padre Pedro. Os Correios, a Federação das APAEs e a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina foram alguns dos 42 homenageados pelos parlamentares.

por Marcelo Luiz Zapelini, da Agência CNBB Sul 4