Mais de vinte Empreendimentos de Economia Solidária da Serra Catarinense estiveram presentes na V Feira Regional de Economia Solidária, realizada no Calçadão da Praça João Costa, centro de Lages, nos dias 19 e 20 de outubro. A Feira é uma das ações do projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” promovido pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com parceria local da Cáritas Diocesana de Lages. O projeto é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Integrantes da COOPERLUZ, empreendimento de produção de velas decorativas apresentando seus produtos na Feira Regional de Economia Solidária.

“A Feira teve como objetivo dar visibilidade e fortalecer a Economia Solidária, divulgando um outro jeito de organizar a economia baseada nos princípios da cooperação, da auto gestão, do respeito à natureza, da partilha dos resultados, sobretudo, centrada na pessoa humana, no trabalhador, na trabalhadora, como ressaltou o coordenador da Cáritas Brasileira Regional de SC e Coordenador do Projeto Fortees Roque Favarin, durante a abertura da Feira.”

A Feira contou com grupos de produção orgânica e agroecológica, panificação, artesanatos e outros, que foram bem aceitos pelo público que visitou a feira, sendo que o volume comercializado foi o melhor de todas as Feiras realizadas.

Além da comercialização dos produtos, durante a Feira foram realizadas atividades formativas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tais como: Seminário sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e Oficinas sobre Sementes Crioulas, Ervas Medicinais e Homeopatia da Agricultura. Aconteceram diversas apresentações culturais no palco da feira, que atraiu a atenção de um grande público que por ali passava.

 

Por Fernando Girardi, articulador local na região de Lages.