Redação jornalística e fotografia, foram os temas refletidos na primeira etapa da Oficina de Comunicação Social para jovens, realizada nos dias 8 e 9 de outubro, em Araranguá.

Assessorados pelos professores e jornalistas, Mirian Santini de Abreu e Ricardo Casarini Muzy, os jovens tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas de reportagem e entrevistas, assim como, utilizar recursos fotográficos em máquinas profissionais e compactas.

Para a participante Rosimeire de Jesus Vicente, os momentos práticos foram fundamentais para absorção dos conteúdos ministrados . “Foi importante sair a campo e experimentar todas as técnicas repassadas pelos professores”,  admite a jovem.

Os jovens também refletiram sobre comunicação popular e meios alternativos de comunicação como blogs, fanzines. “A gente pode fazer de um jeito simples e gerar renda. Um jornal de bairro com itinerário de ônibus, festas da comunidade. Coisas simples que vão fazer as pessoas se identificar”, exemplificou Casarini.

A segunda etapa será realizada em fevereiro de 2012 e até lá, os jovens continuarão com exercícios práticos, que serão postados no blog: www.comfortees.blogspot.com, criado para os participantes da oficina em todo o estado.

 

Por Morgana Rosso, jornalista e articuladora local na região de Criciúma.


No slides are available.