A Feira Regional de Economia Solidária – FRESOL ocorreu nos dias 08 e 09 de agosto, no Parque Central José Rossi Adami, em Caçador. O evento articulado pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES) é realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caçador através da Secretaria de Agricultura, Secretária de Assistência Social, Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Fundo Diocesano de Solidariedade, com Patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras.

A feira contou com uma diversidade de mais de 100 produtos, entre artesanato, produtos agrícolas orgânicos, sementes crioulas, agroindustrializados de frutas, leite, panificação e frios. Esses produtos foram apresentados pelos 22 grupos da região, que expuseram seu trabalho e comercializaram para a comunidade caçadorense.

De acordo com a Articuladora Local do Projeto FORTEES, Suzana Ribeiro dos Santos, alguns dos grupos são acompanhados pelo projeto e outros foram convidados. “O Projeto acompanha 12 grupos em toda a região, além destes, participaram também grupos que fazem parte do Fórum Regional de Economia Solidária e alguns que são articulados por entidades parceiras da Feira”, informou.

Ela destacou ainda, a grande participação da comunidade, que visitou e buscou conhecer os grupos e este jeito diferenciado de fazer economia, bem como o interesse das escolas de ensino fundamental e médio, que levaram diversas turmas de estudantes para realização de trabalhos e pesquisas escolares junto aos grupos. Também, a Universidade do Alto Vale Rio do Peixe compareceu ao evento com as turmas de Serviço Social e Psicologia, participando das palestras e rodas de conversa sobre Economia Solidária.

A FRESOL contou com uma ampla programação que atraiu a população e envolveu os participantes, que assistiram e puderam interagir com diversas apresentações culturais de música, poesia, dança, projetos sociais de Capoeira e Karate, além de um momento descontraído de Ginástica Laboral.

A organização da FRESOL avaliou de forma positiva o evento, destacando a boa participação da comunidade e a diversidade de grupos e produtos disponíveis. Da mesma forma as palestras, as rodas de conversas e os momentos de troca solidária entre os grupos participantes, de acordo com Suzana, fortaleceram os princípios da Economia Solidária e a articulação entre os Empreendimentos.

Divanete Eloisa Bachi

Pastoral da Comunicação Diocese de Caçador