Paim Filho (RS) recebeu nos dias 30/11 e 01/12 o encontro de intercâmbio e aprofundamento temático do projeto “Prevenção de Emergências, construindo comunidades mais seguras” com o objetivo de aprofundar a temática das mudanças climáticas, aquecimento global e seus impactos nos territórios além de trocar experiências e avaliar o alcance dos objetivos do projeto ao longo dos últimos três anos. O projeto Prevenção de Emergências envolve nove municípios no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina.

O encontro contou com assessoria de Ivo Poletto integrante do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) e do Movimento Nacional dos Afetados por Desastres Socioambientais (MONADES), que contribuiu com a reflexão sobre aquecimento global, mudanças climáticas e impactos nos territórios. José Magalhães de Souza, Assessor da Cáritas Brasileira e membro do Conselho Nacional de Defesa Civil, debateu sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e sua relação com as comunidades.  Além desses, Tatiane Reichert, integrante do MONADES e da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús – ADARB em SC debateu sobre a luta por garantia de direitos das pessoas e comunidades atingidas por desastres socioambientais.

Os participantes também puderam vivenciar e trocar experiências nas comunidades onde o Projeto foi desenvolvido. Mais de 20 comunidades nos municípios de São João da Urtiga, Maximiliano de Almeida e Paim Filho foram envolvidas. Foram visitadas experiências de recuperação de nascentes, captação de energia solar e grupos produtivos de economia solidária.

De Santa Catarina participaram dezesseis pessoas dos municípios de Caçador, Rio do Sul, Ilhota e Florianópolis. O encontro foi um espaço rico de partilha, troca de experiências e principalmente de formação dos agentes que atuam com a Política de Emergência da Caritas Brasileira contribuindo ainda mais para ampliação das diretrizes e de qual é o papel da Caritas no que se refere à Gestão de Risco e Desastres.

Por Fabiana Gonçalves, do secretariado da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.