”É por amor à vida que marchamos nas madrugadas de lua nova prontos a resgatar a terra que nos tomaram. Vamos replantar as flores e as sementes.”

Zé Vicente.

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, aconteceu no município de Alfredo Wagner no Alto Vale de Itajaí o primeiro Intercâmbio Regional de Economia Solidária, realizado pelo Projeto FORTEES – Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina, realizado pela Cáritas Brasileira Regional SC, com patrocínio da PETROBRAS e teve como tema Os desafios da comercialização em Santa Catarina.

No primeiro dia do evento as oficinas focaram em três assuntos fundamentais quando se pensa em comercialização: apoio e fomento aos grupos, articulação com os Fóruns de Economia Solidária e a inclusão dos Empreendimentos em redes e cadeias.

O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, sendo agricultores ecológicos, artesãos e imigrantes haitianos que no dia seguinte visitaram a propriedade do Sr. Fabiano de Andrade, um dos fundadores da AFAE (Associação dos Agricultores Agro ecológicos de Alfredo Wagner e Bom Retiro), e que trabalham com a agroecologia, deste modo puderam apropriar-se efetivamente de uma experiência que vem dando passos positivos e de credibilidade, conferiram as diversas hortas orgânicas onde está o plantio de hortaliças e verduras sem uso algum de qualquer agrotóxico.

O encerramento deu-se com um momento de mística, onde cada participante recebeu um saquinho de sementes crioulas. De maneira especial os agricultares socializaram este desejo de continuar nesta alternativa de renda ao fumo e aos agrotóxicos. A terra, a água, bem como toda a natureza necessita de nosso cuidado para que a vida continue sendo possível no planeta.

Zenir Gelselichter

Articuladora Local