Santa Catarina Realizará sua II Conferência Estadual de Economia Solidária nos dias 23 e 24 de abril na cidade de Lages com delegados eleitos em oito etapas regionais. O início dessas conferências foi marcado pela conferência regional de Joinville. Tubarão também realizou a sua na cidade de Laguna. Florianópolis e a região extremo-oeste do Estado já realizaram suas conferências. Acompanhe as datas das Conferências no Estado pela tabela abaixo.

|

Regional Norte e Planalto 26.03
Regional Sul 30.03
Regional Florianópolis 08.03
Regional Extremo-Oeste 09.03
Regional Chapecó 09.03
Regional Vale do Itajaí 13.04
Regional Planalto Serrano 15.04
Regional Litoral Itajaí 16.04

|

Ainda acontecerão quatro conferências regionais, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Lages. Cada conferência regional pode eleger até 8 representantes de Empreendimentos de Economia Solidária, até 4 representantes do poder público e até 4 representantes de entidades de apoio e fomento da economia Solidária e movimentos sociais conforme encaminhamentos da Comissão Organizadora Estadual.

A Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES) que será realizada de 16 a 18 de junho em Brasília debaterá sobre o tema: o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento. O lema para a edição de 2010 da conferência é “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”.

A Conferência em santa Catarina acontecerá graças ao esforço do Fórum Catarinense de Economia Solidária com apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em função de não haver envolvimento e convocação por parte do Governo do Estado.

Fernando Zamban