Motivados pelo Curso de gestão e viabilidade econômica e pela necessidade de conhecer mais a fundo o seu trabalho, os Empreendimentos de Economia Solidária, da região de Chapecó, estão elaborando o seu Plano de Negócios. A iniciativa visa dar mais segurança econômica aos grupos, bem como perceber novas possibilidades de gestão e funcionamento dos mesmos.

Padaria comunitária faz plano de negócios

O Curso de seis etapas e as visitas de elaboração do Plano, se dão através do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras em parceria com Ação Social Diocesana de Chapecó. Ao todo, são 18 empreendimentos acompanhados pelo Projeto na região de Chapecó, nos mais diversos seguimentos.

Grupo Camponesas do Fuxico faz plano de negócios

Com caneta e papel na mão os grupos se reúnem, juntamente com o articulador local, para juntos estudarem as mais diversas relações que envolvem os empreendimentos. A cartilha de elaboração foi desenvolvida com linguagem simples e popular o que facilita com que todos participem, projetem, percebam a viabilidade e construam juntos.

A ideia é de que até o fim de novembro, a maioria dos empreendimentos já esteja com seus Planos de Negócios finalizados, o que facilitará as tomadas de decisão e a garantia dos objetivos primeiros dos grupos de Economia Solidária.

Por Tiago Arcego, articulador local na região de Chapecó.