Grupos de Economia Solidária da região de Caçador e Joaçaba puderam aprimorar conhecimentos sobre contabilidade básica e gestão financeira de seus empreendimentos durante a 4ª etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica.

O curso, que aconteceu no dia 23 de junho no Centro de Formação João Paulo II (Castelhano) na cidade de Caçador, é parte das ações do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina – FORTEES que tem patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras. Na região de Caçador e Joaçaba, o projeto realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina conta com apoio da  Cáritas Diocesana de Caçador.

Com assessoria do economista e professor da FURB, Mairon Edegar Brandes, participaram dessa etapa do curso quatro grupos acompanhados pelo projeto na região. Outros oito grupos já haviam realizado anteriormente a mesma formação que deu continuidade ao plano de negócios e gestão dos empreendimentos, porém, com destaque para a contabilidade básica e financeira dos empreendimentos.

O plano de negócios é um documento que concentra informações sobre a produção, gestão, contabilidade, comercialização, etc. dos grupos de economia solidária e serve de ferramenta para melhoria da renda dos membros dos grupos.

 

Por Estela Alves da Maia, articuladora local na região de Caçador e Joaçaba.