A Cáritas de Rio do Sul segue acompanhando e visitando os grupos de Economia Solidária da região. No mês de abril foram 6 visitas realizadas, onde o projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina foi apresentado aos membros dos Empreendimentos de Economia Solidária.

A aceitação e envolvimento dos participantes estão sendo positivas e acredita-se que a o Curso de Gestão, Auto Gestão e Viabilidade Econômica será muito importante para o fortalecimento desses grupos, visto que a primeira etapa acontecerá no dia 18 de junho.

No mês de junho acontecerá também o IV Seminário de Políticas Públicas de Santa Catarina, em parceria com a Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas – Províncias Santa Clara de Assis e Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, que visa incentivar, apoiar e organizar iniciativas de formação e conscientização de agentes sociais, promovendo e fortalecendo a sociedade civil na construção de alternativas de desenvolvimento e de intervenção nas políticas públicas.

Membros dos EES acompanhados demonstraram interesse em participar do seminário e já estão providenciando suas inscrições.

Esse interesse pelas políticas públicas faz com que os participantes percebam sua importância neste meio, também como agentes de transformação que podem promover o desenvolvimento, compensando assim os ajustes criados por outras políticas de cunho estratégico.

Por Joseanair Hermes, articuladora local em Rio do Sul.