O grupo tecendo relações surgiu em 2009 após as trágicas enchentes que ocorreram na região do vale do Itajaí em Santa Catarina marcados pela tristeza e sensação de inutilidade, mas também de muita solidariedade e ajuda.

O grupo iniciou a partir do projeto de Desenvolvimento Comunitário que a Ação Social Arquidiocesana – ASA, de Florianópolis desenvolveu após as enchentes e se encontra no espaço da comunidade Nossa Senhora de Fátima em Itajaí.

Segundo dona Umbelina, mais conhecida como Lina, “as águas baixaram e nós ressurgimos” demonstrando a perseverança do grupo.

Já organizaram três feiras na comunidade e participaram de feiras de Economia Solidária na região de Itajaí e Florianópolis e realizam formações periódicas dentro do Empreendimento.

Com o projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” as mulheres do grupo Tecendo Relações terão a oportunidade de melhorar a gestão e viabilidade econômica do Empreendimento e a qualidade do trabalho, autogestão e as relações com comercialização e cadeias produtivas.

 

Por Mirian Abe, articuladora local em Florianópolis.