Na última segunda-feira, 18 de maio, na comunidade de Linha Sede Rosário, em Romelândia – cidade no oeste catarinense a cerca de 100 km de Chapecó –, o novo grupo de Ervas Medicinais, em parceria com o Fundo Diocesano e o Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), patrocinado pela Petrobras, realizou a primeira etapa do Curso de Fitoterapia, com 28 participantes.

Durante um dia inteiro, os integrantes do grupo partilharam conhecimentos e aprenderam um pouco sobra o manuseio e a manipulação de erva medicinal. O encontro contou com a participação de duas assessoras que fazem parte do Empreendimento de Ervas Medicinais e Sementes Crioulas do município de Xaxim, que também é acompanhado pelo projeto FORTEES.

A iniciativa do curso partiu das mulheres que compõem o grupo. Após uma troca inicial de ideias, construiu-se um projeto para o Fundo Diocesano de Solidariedade. Por decisão do grupo proponente, o espaço do curso foi aberto para a comunidade, que tem entre seus moradores as famílias do Assentamento Rosário do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

O segundo encontro já esta com data marcada para 15 de Junho, onde devem continuar a trabalhar o tema, a fim de manter viva a cultura de produção de remédios fitoterápicos caseiros.

 

Jian Carlos Frare, articulador FORTEES da região de Chapecó