Cerca de 15 jovens participaram nos dias 07 e 08 de julho da primeira etapa da oficina de comunicação social com jovens  da região de Florianópolis afim de aprender conceitos e técnicas de redação jornalística e fotografia.

A Oficina é uma ação do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras. Na região o projeto conta com a parceria da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis na execução das atividades.

Participantes da Oficina de Comunicação na região de Florianópolis.

Além dos conceitos e técnicas apresentados durante a atividade, a oficina estimula a criação de um empreendimento de economia solidária que trabalhe de maneira coletiva para produção de materiais e serviços de comunicação que possam gerar renda aos participantes.

A oficina contou com a colaboração de Osiris Duarte, fotógrafo e jornalista do Sindicato dos Bancários que apresentou técnicas básicas de fotografia e composição de imagens intercalando com atividades práticas e exercícios de fotografia. A jornalista Miriam Abreu apresentou técnicas de construção de notícias e também refletiu sobre a leitura crítica da mídia, a soberania comunicacional e a comunicação alternativa.

Na segunda etapa, prevista para os dias 18 e 19 de agosto, os temas trabalhados durante a oficina serão webdesign e produção/edição de vídeo. Os jovens recebem acompanhamento da articuladora local do projeto na região estimulando o surgimento do empreendimento e envolvendo-os em atividades ligadas ao projeto ou às ações da Cáritas. Durante esta etapa, os participantes estiveram harmoniosos e bastante entrosados, o que aumenta a possibilidade de trabalharem juntos em um grupo de geração de trabalho e renda.

Por Adriana Silveira Ruiz Diaz, articuladora local na região de Florianópolis.