No dia 8 de fevereiro estiveram reunidos os membros do Fórum Regional de Economia Solidária em Chapecó com o objetivo de realizar o planejamento das atividades do ano de 2012 e repassar informações do Fórum Catarinense de Economia Solidária.

Foram planejadas algumas atividades locais do fórum, como um seminário de Fortalecimento da Economia Solidária que acontecerá dia 16 de março em Chapecó. Nessa atividade o fórum pretende reunir Gestores Públicos, Entidades de Apoio e Empreendimentos de Economia Solidária para debate e tomada de decisões sobre a ECOSOL na região.

Outro ponto em destaque no fórum é o planejamento de uma feira micro regional, que será construída com recursos de editais públicos e também do Instituto Marista de Solidariedade. Com essa feira, pretende-se estender o debate e a comercialização dos produtos, além de divulgar a Economia Solidária em Chapecó e região.

Na reunião foram repassados informes sobre o Fórum Catarinense e dado alguns encaminhamentos sobre a V Plenária Regional de ECOSOL e sobre o abaixo assinado do projeto de lei da Economia Solidária. O projeto de lei é uma campanha comum entre os movimentos sociais e a V Plenária é uma instância de debate e deliberações do movimento de Economia Solidária no Brasil.

Na reunião estiveram presentes entidades de apoio e 6 empreendimentos, destes 4 empreendimentos são acompanhados pelo FORTEES.

 

Por Gilberto Oliari, articulador local na região de Chapecó.