O Fórum Regional de Economia Solidária da região Serrana de Santa Catarina realizou seu segundo encontro em 2012. A atividade aconteceu no dia 08 de março, na sede da Cáritas Diocesana de Lages.

Entre os principais assuntos, destacam-se a mobilização para a Feira de Economia Solidária que será realizada em outubro (19 e 20) em local ainda a ser definido. A feira é uma atividade do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina, realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

A comercialização dos grupos de Economia Solidária na região foi um dos assuntos debatidos na reunião, além de repasses sobre a reunião do Fórum catarinense de Economia Solidária (FCES) e também a mobilização pela coleta de assinaturas da Lei da Economia Solidária.

Geraldo Locks, professor da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC divulgou e convidou os membros do Fórum para participar do Simpósio de Ciências da Saúde que acontecerá nos dias 17 a 19 de maio na UNIPLAC e contará com a presença de Valmor Schiochet, diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) que falará sobre Políticas Públicas de ECOSOL.

Os participantes escolheram suas representações no Fórum Catarinense de Economia Solidária, sendo eles: EES: Luciana da Coopercicla e Maria Aparecida Fonseca do grupo Geração Mulher, Entidades de Apoio: Fernando da Cáritas Diocesana de Lages, e Geraldo Locks da UNIPLAC. A representação de Gestores Públicos e Empreendimentos Rurais serão convidados posteriormente uma vez que não haviam pessoas no encontro.

Foram escolhidas também três representações para fazerem a mobilização/comunicação no Fórum Regional, Fernando e Louise (Cáritas), Cleusa Tasior (Estagiária do curso de Serviço Social) e Jady (acadêmica da UNIPLAC). Este grupo fará a comunicação entre os integrantes do Fórum e outras que digam respeito ao fortalecimento do movimento de ECOSOL.

Por Fernando Girardi, articulador local na região de Lages.

Edição: Fernando Zamban