No dia 22 de Julho, Grupos de economia solidária organizados pelos CRAS dos municípios de Romelândia e Formosa do Sul, junto com grupos de economia solidária da região, participaram de uma oficina de produção de alimentos orgânicos, realizada pelo projeto FORTEES II (Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina) financiado pela PETROBRAS.  O objetivo era capacitar e conscientizar os membros dos grupos acerca da importância de plantar alimentos orgânicos. Durante um dia, estas pessoas contaram com a ajuda de um profissional da área, que a partir de sua experiência em trabalhar o solo, abordou pontos como: a importância de cuidar da terra, como realizar plantio orgânico, formas de adubação e equilíbrio do solo e controle natural de pragas.

O município de Formosa do Sul já contava com um grupo que havia participado na etapa passada do projeto. O camping Chico Mendes conta com uma estrutura bem constituída e uma história de luta e conquistas. E este foi o espaço escolhido para o grupo da oficina almoçar e em um momento ouvir a história do empreendimento que por meio da organização e da coletividade hoje é sustento para algumas famílias. Após o almoço, retornando para a sala o colaborador abordou mais alguns pontos e coordenou no espaço da horta comunitária do município uma atividade prática de construção de uma composteira para fabricação de adubo.

Por fim o grupo avaliou a atividade como de grande valia, apontando como ponto principal a retirada das duvidas acerca das formas de plantio. Como destacaram, é necessário aprender na prática técnicas e formas de cuidar do solo, para que se consiga realizar um plantio realmente orgânico. Além de sanar as dúvidas os participantes que mostravam-se realmente satisfeitos com a oficina comentaram que se organizado da forma como foi exposto, o plantio orgânico mostra-se mais fácil que parece.