O projeto FORTEES da região de Chapecó realizou no dia 26 de Setembro de 2014 o Intercâmbio de Economia Solidária no município de Guaruja do Sul. Na ocasião estiveram presentes diversas entidades e cooperativas da região, assim como empreendimentos acompanhados pelo projeto FORTEES, dentre eles alguns consolidados e outros iniciantes. O objetivo da realização do intercâmbio no município do extremo-oeste do estado foi conhecer a experiência de uma cooperativa instalada no local, que segue os moldes da economia solidária.

A COOPERFLOR executa o projeto Alimentando a Vida no Campo financiado pelo Projeto PETROBRAS Desenvolvimento & Cidadania e busca desenvolver um trabalho de valorização junto aos agricultores da região. Diante disso considerou-se de grande importância para as experiências dos grupos de Economia Solidaria que buscam uma organização consolidada e que realmente os integre no espaço de comercio.

Além de conhecermos a experiência da cooperativa, o encontro também focou em estratégias e espaços de comercialização, contando com a contribuição de uma central de cooperativas, que destacou a necessidade da organização e as oportunidades que isso pode trazer para os grupos, assim como apresentou caminhos e organizações para comercializar de forma mais eficiente.

Jian Carlos Frare

Articulador Local