Em maio, o projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), por meio do acompanhamento que mantém aos grupos de agroecologia da região de Caçador, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura do município, tem promovido visitas aos grupos de feirantes para avaliar o primeiro mês de atividades das Feiras Itinerantes da Reforma Agrária.

O objetivo é ouvir os participantes, coletar sugestões e implantar algumas melhorias às feiras itinerantes. Esses espaços têm como meta proporcionar, uma vez por semana, a cerca de 40 famílias de assentamentos da região a comercialização dos seus produtos, contribuindo com a renda familiar. Em contrapartida, a população caçadorense pode acessar legumes, frutas, verduras, sementes e grãos frescos vindos direto do campo.

As feiras são incentivadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e pela Secretaria da Agricultura de Caçador. O projeto FORTEES faz o acompanhamento dos feirantes, com visitas mensais aos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) envolvidos.

Suzana Ribeiro dos Santos, articuladora da região Caçador