Os grupos de economia solidária da região de Tubarão realizaram a feira de economia solidária em Laguna, nos dias 13 a 15 de janeiro. Foram 23 empreendimentos solidários como cooperativas e associações, envolvendo mais de 60 feirantes. A feira foi promovida pela Cáritas, com o Projeto Fortees, patrocinado pela Petrobras e também contou com parceiros como a Cáritas Diocesana de Tubarão, a CRESOL e a Prefeitura Municipal de Laguna.

A feira se caracterizou pela diversidade de produtos e experiências. Eram grupos de artesanato, de padaria, de agricultura agroecológica, de assentados da reforma agrária, de mulheres e de pescadores. Esta diversidade favoreceu a troca de saberes e sabores entre os participantes, sendo que muitos não se conheciam.

Além da comercialização a feira serviu como divulgação das experiências e dos produtos para os turistas que estavam pela cidade e também para os lagunenses que circularam pelos corredores da feira montada a beira da Praia do Mar Grosso.

Apesar da forte chuva do primeiro dia que fez com que os feirantes se ajudassem para não ter seus produtos levados pela água, todos saíram animados. O sentimento e o desejo dos participantes é o de realizar esta feira todos os anos.

Por Roque A. Favarin, secretário regional da Cáritas e coordenador geral do projeto FORTEES.


No slides are available.