A Cáritas Brasileira Regional SC, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana, promoveram nos dias 13 e 14 de outubro, a quinta edição da Feira Regional de Economia Solidária, que é uma ação do Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em SC, patrocinado pelo o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras.

A feira contou, também, com o apoio do Santuário de Santa Paulina, Instituto de Solidariedade do HSBC, Prefeitura de Nova Trento e Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

Na manhã do dia 13 houve a abertura da feira com a apresentação do Coral Vozes do Coração, de Nova Trento. Em seguida, os organizadores e apoiadores do evento tomaram a palavra abrindo oficialmente a Feira. A solenidade contou ainda com a presença de José Magalhães Souza, representante da Cáritas Brasileira.

Produtos oferecidos pelo Grupo Conservas Will na V Feira Regional de Economia Solidária da região de Florianópolis

Os visitantes da feira tiveram a oportunidade de conhecer diversos empreendimentos acompanhados pelo FORTEES e Ação Social Arquidiocesana e que participam dos Fóruns de Economia Solidária. Entre eles: aldeias indígenas, cooperativas de agricultores, grupos de reciclagem, grupos agroecológicos, associação de artesãos, entre outros.

Durante a Feira, os empreendimentos participantes puderam comercializar os produtos e de participarem de oficinas temáticas.

Para Fernando Anísio Batista, Coordenador da Ação Social Arquidiocesana, a realização desta feira reafirma o nosso compromisso na construção de uma economia voltada para atender as necessidades das pessoas, sem entrar na lógica do consumismo, repeitando o meio ambiente.

O Santuário de Santa Paulina foi escolhido, porque ela, a Santa, passou sua vida dedicando-se à construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária.

Por Fernando A. Batista e Zulmar Faustino. Fotos: Zulmar Faustino.