Com participação de 28 Empreendimentos de Economia Solidária da região de Caçador e Joaçaba, entre grupos informais, associações e cooperativas, representando 18 cidades da região a III Feira Regional de Economia Solidária mostrou que outra economia é possível e já acontece.

A Feira, que aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, foi organizada pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina através do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina – FORTEES com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras. O projeto é executado na região com apoio também da Cáritas Diocesanas de Caçador.

Para padre Roque Favarin, coordenador geral do projeto, “a Feira quer mostrar para a região que existe outra maneira de fazer desenvolvimento, de a região se desenvolver, apresentando experiências concretas, já existentes de desenvolvimento baseados em princípios de cooperação, autogestão, solidariedade e viabilidade econômica”.

Quem passou pelas tendas montadas no Parque Central de Caçador encontrou apresentações culturais, trocas de experiências além de produtos como: verduras, hortaliças, sementes crioulas, sucos, mel, melado, açúcar mascavo, compotas, conservas, coelho congelado, leite, iogurte, achocolatado, panificados, pinturas, arte com reciclados, bolsas, carteiras, porta joias, boinas (com retalhos, reaproveitamento de tecidos), produtos para bebê, tapetes e muitos outros.

“Economia Solidária não é uma novidade recente. É apenas um resgate de valores e gestos solidários já praticados há tempos nas regiões como o puxirão, as trocas de serviços na lavoura, troca direta de produtos, etc.”. Afirma padre Roque.

A feira também foi um espaço de articulação e formação para os Empreendimentos de Economia Solidária com uma oficina de artesanato e uma de sementes crioulas além de um Seminário sobre Economia Solidária e Desenvolvimento. Na sexta à noite mais de 50 pessoas participaram da reunião de criação do Fórum Regional de Economia Solidária.

Por Estela Alves da Maia, articuladora local na região de Caçador.