Durante a videoconferência dia 14 de fevereiro os fóruns estaduais compartilharam o andamento da Campanha pela Lei da Economia Solidária: Iniciativa Popular para um Brasil Justo e Sustentável e as estratégias para finalizá-la em conjunto com a etapa nacional da V Plenária em dezembro de 2012, entregando ao Congresso as 1 milhão e 300 mil assinaturas necessárias para encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular.

“Temos que aproveitar o momento de mobilizações da V Plenária para coletar as assinaturas, chamando mais movimentos sociais e organizações para estarem junto conosco nesta campanha. Nossa meta é finalizar a campanha em dezembro deste ano”, comentou Rizoneide Amorim integrante da Comissão da Campanha pela Coordenação Executiva do FBES.

O vídeo de 10 minutos da campanha já está disponível no site: http://cirandas.net/leidaecosol/audiovisuais

No Maranhão os integrantes do fórum tomaram a iniciativa de utilizar as contribuições dos membros, em uma caixinha coletiva, para reproduzir os materiais da campanha, com a coleta feita em parceria com organização dos trabalhadores rurais. Já em Santa Catarina a ação pela campanha foi organizada no plano de trabalho de 2012 e será feita junto aos demais movimentos sociais do estado, como MST, Mulheres, MAB, entre outros, integrando pautas e ações.

No Mato Grosso do Sul a estratégia utilizada é no contato com as igrejas e pastorais do estado. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte a coleta foi organizada por representantes nos territórios e distritos, o fórum potiguar está aproveitando também eventos e o contato com alunos de cursos de pós-graduação.

O Ceará socializou que está aproveitando todos os momentos para realizar a campanha, como a participação no Congresso de Agroecologia em dezembro de 2011 e que vão definir dias D para a campanha no estado. Já Alagoas inovou nos instrumentos e fez uma camiseta com a logo da campanha.

Os estados de PB, PE, CE, RJ sinalizaram que em breve irão formar suas comissões estaduais da campanha para dinamizar e organizar as atividades.

Para saber mais da campanha e acessar materiais, vídeos, cartilhas, folders, agenda e muito mais acesse: www.cirandas.net/leidaecosol

Por Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.