IDENTIFICAÇÃO
Cáritas Diocesana de Lages
Avenida Papa João XXIII, 295 | bairro Ipiranga
88.505-200 | Lages – SC | Brasil
Fone: (49) 3222-4384
E-mail: caritas@uniplac.net
Site: www.caritaslgs.org


HISTÓRICO

A Cáritas Diocesana de Lages, enquanto entidade de promoção social, de educação Popular e de Assistência Social, surgiu como desdobramento de outras Ações Sociais da Diocese de Lages, tais como, Ação Social Beneficente da Diocese de Lages (1945), que atendia o Orfanato Nossa Senhora das Graças, hoje, Irmandade Nossa Senhora das Graças, o Instituto São João Batista Vianei, os Hospitais, Anita Garibaldi (até 1948), São José de Urubici, São José de Bocaina do Sul, Nossa Senhora do Patrocínio de Campo Belo do Sul, e ainda outras obras sociais das Paróquias, que mais tarde se organizaram em obras sociais autônomas e registradas.

De início a Cáritas Diocesana de Lages, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, com aprovação do Bispo Dom Daniel Hostin de Lages, distribuía alimentos, roupas e remédios provenientes da Europa e dos Estados Unidos.

Mais tarde, em 1959, foi organizada a Cáritas Brasileira, como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com a finalidade de divulgar e implementar a Doutrina Social da Igreja Católica, no campo social, político, econômico e emergencial.

A Cáritas Diocesana de Lages fundada juridicamente em 11 de outubro de 1969, é pessoa jurídica de direito privado, criada sob a forma de associação, sem fins econômicos e de caráter beneficente de assistência social ou filantrópico e tem por finalidade a assistência social, a educação, pesquisa e estudos, divulgação cultural, promoção humana e defesa dos direitos sociais de pessoas, grupos e comunidades econômica e culturalmente mais empobrecidas.

Exerce suas atividades no espaço da Diocese de Lages, Estado de Santa Catarina, politicamente chamado de Região Serrana, contendo 23 municípios.

Nessa direção a Cáritas Diocesana de Lages, frente a novos desafios e a novos problemas apresentados pela realidade sócio-econômica, política e cultural brasileira e em decorrência das conquistas dos Direitos Humanos, elaborou um Plano de curto, médio e longo prazo, denominado PLANO COMVIDA – Construção Comunitária da Vida e tem seu foco nos direitos das crianças e dos adolescentes da Região Serrana, com as seguintes estratégias:

  1. articular entidades civis, religiosas e governamentais para que juntas descobrissem, estudassem e implementassem perspectivas de maior qualidade de vida, visando um desenvolvimento solidário e sustentável;
  2. em vez de continuar com a cultura de pequenos projetos para pobres e necessitados, trabalhar as políticas públicas de Estado que garantam permanentemente os direitos sociais humanos, culturais, políticos, econômicos e ambientais de todas as pessoas, com enfoque prioritário nos seguimentos: crianças, adolescentes e idosos;
  3. para isso tudo, criar e fortalecer os espaços públicos, tais como, o Congresso de Crianças e adolescentes, Fóruns Sociais, Conferências e Conselhos, com vista a nova cultura de cidadania;
  4. formação de Agentes Cáritas e criação de Cáritas Comunitárias.

DIRETORIA E EQUIPE EXECUTIVA

a) Diretoria (Gestão 2010 a 2013)*

Cargo Titular
Presidente Dom Oneres Marchiori
Vice – Presidente Eliana Irene Zimmermann
Secretária Josilaine Antunes Pereira
Vice-secretário Odinei Bueno Gonçalves
Tesoureira Terezinha Besen Barbosa
Vice-tesoureiro Valdeci Israel

Obs.: Diretoria eleita em Assembléia no dia 17/04/2010

________________________________________________________________________________

b) Conselho Fiscal

Cargo Titular
Maria Odete da Costa Titular
José Augusto de Braga Titular
Maria Aparecida da Fonseca Titular
Domingos Pereira Rodrigues Suplente

________________________________________________________________________________

c) Funcionários (Equipe Executiva)

Nome Função
Luiz Gonzaga Azzi Assessor Coordenador
Jamile Araújo Yared Assessora Vice-Coord.
Dilmar Sell Assessor C Prog. /Projetos
José Eroni Medeiros Assessor Coord. C.Comunitárias
Carmem Andreolla Neto Secretária