A ADIPROS, Associação Diocesana de Promoção Social, é o braço assistencial da Igreja Católica de Joinville.

Mantida pela Mitra Diocesana de Joinville, por convênios permanentes firmados com os poderes concedentes, por doações e patrocínios do empresariado e doações espontâneas da comunidade, a ADIPROS vem desenvolvendo suas atividades há quase 40 anos.

Fundada em 16 de setembro de 1967, sob a denominação de Movimento Diocesano de Promoção Social – MODIPROS, a ADIPROS é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e com duração indeterminada. A mudança de denominação, de MODIPROS para ADIPROS, ocorreu em nove de outubro de 1973, conforme alteração estatutária.

É administrada conforme preceitua seu Estatuto Social, através de uma Diretoria composta por seis membros (Presidente, Vice-presidente, Secretário, Vice-secretário, Tesoureiro, Vice-tesoureiro), por um Conselho Fiscal integrado por seis membros, três efetivos e três suplentes e por uma Assembléia Geral, integrada pelo Bispo Diocesano, a diretoria da ADIPROS, o Conselho Fiscal e Associados regularmente inscritos.
Conforme determina o Estatuto Social da entidade, nenhum membro da Diretoria, Conselho Fiscal ou Assembléia Geral recebe qualquer tipo de remuneração pelos seus cargos, sendo todos voluntários.

A ADIPROS mereceu reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, através da lei nº 934, de 24 de maio de 1968 e Estadual, através da lei nº 4.277, de 04 de fevereiro de 1969, distinções conseguidas ainda sob a denominação de MODIPROS. Através do Decreto nº 3.415 de 19 de abril de 2000, a ADIPROS recebeu o Título de Utilidade Pública Federal.

A ADIPROS presta serviços gratuitos, permanentes e sem qualquer discriminação de clientela (raça, cor, sexo ou religião). Tem por finalidade precípua coordenar as obras sociais da Diocese de Joinville, exercer atividades de serviço social para a promoção humana integral das pessoas, grupos e comunidades. Mantém relacionamento sistemático com os Poderes Públicos e entidades privadas no sentido de angariar recursos, para o desenvolvimento de suas atividades assistenciais, através de convênios, patrocínios e doações.

Objetivos da Adipros

• Coordenar as obras Sociais, por meio de serviços, programas, projetos e benefícios no campo da assistência, visando promover de forma integral indivíduos, grupos e famílias de maior vulnerabilidade.
  • Estabelecer parcerias com organismos governamentais e não governamentais por meio de projetos.
  • Implantar grupos de convivência familiar, nas comunidades, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, favorecendo a inclusão social destes nos serviços e programas, elevando a qualidade de vida.
  • Realizar cursos de capacitação sistemático de modo a nivelar conhecimento e qualificar os serviços prestados.