Aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, no município de Lages, o I Seminário sobre Direitos Humanos, promovido pelo CRDH Estamira Gomes de Souza de Florianópolis, sendo este um projeto que resulta da parceria estabelecida entre a Cáritas Brasileira e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. O evento reuniu cerca de 50 representantes de entidades e movimentos que trabalham na perspectiva da defesa dos Direitos Humanos.

Com o tema: “Direitos humanos: perspectivas e desafios”, os objetivos do seminário foram:

  • Sensibilizar e capacitar multiplicadores para a temática dos Direitos Humanos;
  • Promover um espaço de articulação e mobilização de parceiros e entidades que atuam na promoção e defesa de direitos humanos;
  • Fortalecer a interlocução entre movimentos, entidades, instituições e outros organismos existentes na perspectiva da sociedade civil.

No primeiro dia, após o credenciamento, houve a acolhida e apresentação institucional do CRDH e da Caritas que também contou com a presença de Alessandra Miranda do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira. Após aconteceram as oficinas sobre “Direitos Humanos: historicidade, perspectivas e pardoxos” e “Educação em Direitos Humanos” assessoradas por José Rodrigo Barth Adams.

Já no dia 29 aconteceram as Rodas de Conversas sobre Diversidade Culturas e Religiosa, Gênero e diversidades, Direito à terra e à habitação. Ao final houve a socialização das demandas das entidades e movimentos e como encaminhamento foi sugerido que mais espaços de debate como esse aconteçam e se estenda a outros movimentos que também lutam em defesa dos Direitos Humanos.