A Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizou no dia 27 de maio o Encontro de Empreendimentos da Rede ASA na sala de reuniões da Cúria. O encontro contou com a presença de 30 pessoas, representante dos empreendimentos que são acompanhados pela ASA.

Num primeiro momento, todos foram convidados a refletir sobre a economia solidária, a partir das diversas compreensões que os participantes têm, seja por algum texto lido, alguma palestra que ouviu, ou mesmo sobre o que foi debatido na Campanha da Fraternidade 2010. Após as manifestações espontâneas os participantes, simbolicamente, trouxeram bonequinhos que representam cada um dos presentes. Eles foram unidos, como se estivessem de mãos dadas, formando uma grande ciranda, uma rede: a rede de empreendimentos de Economia Solidária da ASA. A partir desse gesto os presentes refletiram sobre a importância desse grupo, enquanto espaço de troca, partilha de conhecimentos e formação, que tem como propósito fortalecer os empreendimentos já consolidados, assim como possibilitar o surgimento de novos. Em seguida, os grupos falaram de si, suas lutas, desafios, conquistas e sonhos. Partilharam suas produções, valorizando o trabalho coletivo e individual de cada participante, expressa em produtos de qualidade e sustentáveis.

Posteriormente, o grupo refletiu um pouco mais sobre a Economia Solidária através de um vídeo, o grupo pode perceber onde acontece a Economia Solidária, quais os sinais de sua ação nas comunidades e grupos, conceitos teóricos e experiências concretas espalhadas em nosso País. Uma proposta solidária de viver a economia de maneira justa, sustentável e que valorize a pessoa humana acima de tudo, independente do que ela pode produzir, uma economia que valoriza as pessoas em sua essência, reconhecendo suas potencialidades, culturas e limitações.
Ficou como encaminhamento a continuidade do grupo, ainda esse ano teremos mais dois encontros das quais estaremos fortalecendo a Economia Solidária em nossa Arquidiocese e a rede de empreendimentos da ASA.

Por Fernando A. Batista (referente de Comunicação da ASA)