Nove Empreendimentos de Economia Solidária participaram no último dia 11 da 5ª etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica da região de Caçador e Joaçaba. O Curso é uma das atividades do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina – FORTEES realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras e conta com o apoio da Cáritas Diocesana de Caçador para a realização das atividades.

O objetivo dessa etapa foi discutir sobre marketing na Economia Solidária e como os empreendimentos incorporam algumas práticas no plano de negócios.

Geralmente, marketing é confundido com propaganda, mas sua principal função é satisfazer as necessidades dos consumidores, através de produtos, serviços, ideias de qualidade e valor. Com dinâmicas de grupo e partilha da realidade dos empreendimentos, os participantes foram estimulados a refletir sobre quais práticas utilizam no cotidiano dos empreendimentos e também desafiados a planejar as ações de marketing que serão posteriormente discutidas com os demais membros do empreendimento.

Além de discutir sobre os 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) e 4C’s (Consumidor, Conveniência, Custo e Comunicação) os participantes realizaram uma simulação de compra e venda com produtos trazidos pelos empreendimentos e depois realizaram debate sobre alguns problemas comuns na relação de compra, venda e troca de produtos.

Os representantes que participaram da 5ª etapa devem dialogar os demais membros do empreendimento para planejar as ações de marketing que serão incluídas no plano de negócios que vem sendo construído ao longo das etapas anteriores e visitas de acompanhamento.

Por Estela Alves da Maia, articuladora local na região de Caçador e Joaçaba com edição de Fernando Zamban, assessoria de comunicação da Cáritas Brasileira Regional SC.