No dia 11 de fevereiro de 2014, os grupos iniciantes em Economia Solidária da região de Tubarão, participaram da II etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica, promovido pelo Projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobrás.

A beleza do curso foi impressa através da presença dos EES Empreendimentos de Economia Solidária, apresentando uma variedade de opção na extensão territorial, com uma grande criatividade de produtos. Na área do artesanato: ASSIART – Associação Imbitubense de Artesanato, Artes da Natureza – Garopaba – Jaguaruna e Praia da Cigana – Laguna, Amigas na Arte – Tubarão.  No trabalho com panificação: Padaria João Paulo II – Orleans e Padaria Sabor e Arte – Tubarão. Com agricultura orgânica, dois grupos realizam está atividade: Orgânicos Caruru – Tubarão e Terras de Anita – Imaruí. Foi incluído ainda representante dos Catadores de material reciclável de Tubarão e que está em fase de organização. Esta variedade de atividade apresentada pelos EES possibilita ampliar a Economia Solidária, em uma variedade de atividades.

Na segunda etapa do Curso, contou com a presença de Eduardo da CEPAGRO – Centro de Promoção da Agricultura de Grupo e Aline- Assessora Pedagógica do Projeto FORTEES. Foram discutidos assuntos importantes como: a questão jurídica dos empreendimentos, a importância do Plano de Negócios. Como organizar e analisar a autogestão, o processo de produção, o mercado e a comercialização em geral.

O curso além de ser um espaço formativo, também permite a troca de experiências entre os grupos e entre ajuda, possibilitando espaços de convivência e partilha dos produtos produzidos pelos próprios grupos.  Através da experiência de atuar na articulação local do projeto FORTEES pode-se concluir que: Pensar a Economia Solidária é pensar um mundo diferente, onde a economia pode estar a serviço de todos e a solidariedade é uma realidade.

Catarina De Faveri – Articuladora Local