No dia 10 de junho de 2014, na região de Tubarão, O7 (sete) EES – Empreendimentos de Economia Solidária concluíram o Curso de Gestão e Viabilidade Econômica, promovido pelo Projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobrás. Na oportunidade foi realizada ainda, a celebração de formatura, no qual os EES receberam o certificado de conclusão do curso.

È importantes destacar a perseverança dos EES e sua identificação com a proposta da Economia Solidária. Quase todos os grupos que iniciaram o curso deram continuidade até o fim, sendo que merece destaque os que receberam o certificado de Conclusão: Associação Imbitubense de Artesanato, Artes da Natureza – Garopaba – Jaguaruna e Praia da Cigana – Laguna, Amigas na Arte – Tubarão, Padaria João Paulo II – Orleans e Padaria Sabor e Arte – Tubarão. Com Orgânicos Caruru – Tubarão e Terras de Anita – Imaruí. O curso teve início no dia 29 de outubro sendo que neste período contou com 04 etapas, chegando à conclusão no dia da formatura. É importante destacar a perseverança e o interesse dos grupos em marcar presença assídua. Neste período também aconteceram às vistas aos EES, realizados pela articuladora, o que exigia a participação de mais encontros para os exercícios do Plano de Gestão e ou repasse para as demais integrantes do Grupo. Destaca-se que nesta última etapa o curso teve duração de 12 horas incluindo a celebração de formatura e todos permaneceram perseverantes até a finalização.

A celebração de entrega dos certificados, contou com a presença do Bispo diocesana de Tubarão , bem como com a presença das instituições parceiras; Cáritas, cúria Diocesana, ITCP UNISUL e outras pessoas amigas de apoio que também marcaram presença. Todos tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra como expressão do significado que este momento teve para o desenvolvimento da Economia Solidária na região. A celebração foi encerrada com um coquetel animado por músicas tradicionais.

 

Catarina De Faveri

Articuladora Local