Aconteceu em Chapecó, no último dia 24, a última das seis etapas do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica. O curso é oferecido pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES), realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras em parceria com Ação Social Diocesana de Chapecó.

Ao longo de dois anos (2011-2012) os participantes puderam discutir passo a passo, assuntos relacionados ao dia-a-dia da vida nos empreendimentos que contribuíam na elaboração de um Plano de Negócios. Foram muitas partilhas, debates, aprendizados, construídos de forma coletiva e participativa. Ao todo, 15 empreendimentos participaram do curso.

A sexta etapa ocorreu em Chapecó, no Centro de Formação Maria Rosa, do Movimento das Mulheres Camponesas. Nesse dia, o grupo pode resgatar o que já havia sido estudado e construído nas etapas anteriores e a partir disso perceber as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, externas e internas aos empreendimentos.

Para a assessoria no dia, bem como para o encerramento e entrega de certificados, estiveram presentes Fernando Zamban e Fabiana Gonçalves, membros do Secretariado Regional da Cáritas Brasileira/SC e do Projeto FORTEES.

Por Tiago Arcego da Silva, articulador local na região de Chapecó.