Nove empreendimentos solidários acompanhados pelo Projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina e Cáritas Diocesana de Criciúma, participaram da II Feira de Economia Solidária, realizada de 12 a 14 de junho, no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

A segunda edição da feira foi organizada pelos empreendimentos e entidades apoiadoras, participantes do Fórum Regional de Economia Solidária. Três objetivos fundamentais nortearam a feira. “A feira compreende três objetivos: educacional, envolver os estudantes no debate sobre economia solidária; a comercialização dos produtos de empreendimentos locais; e político, no sentido de provocar o debate de políticas públicas”, explica a professora e coordenadora do Programa e Ações em Economia Solidária da Unesc, Patrícia Martins Goulart.

Durante os três dias de evento, empreendedores, acadêmicos e o público em geral, participaram de oficinas e debates. A oficina de sabão caseiro foi uma das mais procuradas. Com o apoio da Epagri, receitas e dicas foram repassadas aos presentes. Outra oficina muito aguardada foi a titulada “chá com prosa”, ministrada pela Pastoral da Saúde. Nela os presentes conheceram um pouco mais sobre chás, ervas e os benefícios de uma alimentação saudável.

“É muito importante esses momentos de oficinas durante a feira, porque os expositores podem aprender mais”, comenta Arina Crispim, integrante do grupo Art Sombras.

Fórum Regional de Ecosol

No terceiro dia de feira, empreendedores e apoiadores se reuniram para avaliar a segunda edição e projetar novas ações do Fórum Regional de Economia Solidária, inclusive na organização e participação da Feira do Projeto Fortees, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania.

“Essa foi nossa primeira feira e conhecemos muitas pessoas que acreditam na economia solidária. Conseguimos através da feira contatos para futuros negócios”, ressaltou a costureira Acirete Pereira, do grupo Moda Jovem.

Veja mais fotos da Feira de Economia Solidária AQUI:

No slides are available.