CABEÇALHO SITE

Representantes de empreendimentos solidários estão de partida para participar evento de economia solidária mais importante da América Latina, a 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, que acontecerá nos dias 10,11 e 12 deste mês. Nas malas dos emprendimentos Grupo de Artesão e Artistas Independentes do Sul da Ilha (GAAI); Grupo Rosas Solidárias Tecidas, de Tijucas e Associação das Fazendeiras Amigas Guerreiras e Otimistas (AFAGO), de Biguaçu, e da Associação de Artesãos e Artistas de Itapema – acompanhados pelo projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina (FORTEES) – muitos produtos da economia solidária catarinense para serem comercializados.

Além dos grupos acompanhados pelo FORTES, também viajam de Santa Catarina grupos informais, associações e entidades de assessoria e fomento, articulados através dos Fóruns Regionais da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e, também, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNIVALI).

Estes parceiros foram fundamentais no apoio e organização do grande grupo que, durante alguns meses, se preparou para esse evento de expressão internacional e que vai representar todo um movimento de mulheres e homens, construtores da economia solidária da região.

Mais do que um evento de comercialização a Feicoop é um espaço de troca de experiências da economia solidária. Durante os dias do evento, haverá atrações culturais, momentos formativos relacionados à economia solidária, com palestras e oficinas para os próprios empreendimentos envolvidos na feira e para o público em geral.

Inês de Souza, articuladora FORTEES Florianópolis