O “Estado que temos e o Estado que queremos”, tema mobilizador da Semana Social Brasileira, ecoa na consciência cidadã e motivou ao grupo Fuxicart a participar do “Grito dos Excluídos”, que aconteceu no dia 07 de setembro, no município de Capivari de Baixo.

Criado em 2006, o EES Fuxicart, tem como objetivo desenvolver o artesanato na comunidade, bem como contribuir para a geração de trabalho renda de mulheres, na sua maioria pertencente à terceira idade. Busca também criar solidariedade entre pessoas que apresentam problemas de saúde pessoais e ou familiares.

Participar do grito dos Excluídos para o referido Empreendimento demonstra a sua interação com a comunidade local, bem como o compromisso na construção de um Estado no qual as atenções estejam voltadas para o desenvolvimento social com foco na Economia Solidária. O referido EES participa do Projeto Fortes desde 2011 e mantém presença constante em todas as atividades promovidas pelo projeto bem como, no Fórum Regional de Economia solidária.

Segundo as participantes estar na rua e se apresentar na comunidade, deu visibilidade ao EES: “a camiseta chamou atenção, porque estávamos em 07 todas com a mesma camisa e depois as pessoas vieram nos perguntar o que era a Economia Solidária e assim tivemos a oportunidade de explicar o significado da nossa camiseta e convidar as pessoas para conhecer o grupo. E isto fez com que voltássemos animadas.” (Maria Rosa da Silva – Presidente).

Por Catarina De Faveri, articuladora local na região de Tubarão.