No dia 16 de agosto de 2012, mais de trinta participantes, pertencentes a 11 Empreendimentos de Economia Solidária participaram da 5ª Etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica do projeto Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina realizado pela Cáritas Brasileira regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, da Petrobras.

A solidariedade, autogestão, cooperação, sustentabilidade econômica e ambiental é prioritária para a construção da Economia Solidária, no entanto é importante estar atento a qualidade do produto, bem como a comercialização do mesmo, segundo a satisfação, qualidade e necessidade das pessoas que o procuram. Segundo o assessor Fernando Zamban membro da Cáritas, “os grupos precisam apresentar o produto não só como interesse de venda, mas como valores da Economia Solidária presente nele”. A Economia Solidária é uma alternativa de produzir, comercializar e consumir de modo que se preserve o ser humano e a ecologia e a satisfação está na solidariedade entre as pessoas e com os grupos.

As atividades dos grupos acompanhados pelo projeto FORTEES são diversas: artesanato: escamas de peixes, cascalhos, tecidos, rendas, tear, crochê e tricô; alimentícios: padarias orgânicas, produção de suco de butiá, farinha de mandioca e seus derivados, hortaliças e plantas medicinais; prestação de serviços como confecções.

A etapa revigorou os grupos levando-os cada vez mais a compreender o processo formativo, permitindo alcançar melhores resultados. Os participantes avaliaram o encontro como oportunidade para conhecimento, sabedoria entendimento da Economia Solidária e cultivo do companheirismo e da solidariedade.

“Nós levamos deste encontro muitas coisas boas. O Fernando nos ensinou a valorizar o nosso empreendimento. Tenho certeza que vamos melhorar muito o nosso grupo” (EES FUXICART – Três de maio/Capivari de Baixo).

Por Catarina De Faveri, articuladora local na região de Tubarão.