Foi com espírito festivo de final de ano que aconteceu no dia 09 de Dezembro, a 3ª Etapa do segundo Curso de Gestão e Viabilidade Econômica para os novos grupos de Economia Solidária na região de Tubarão. O Curso foi organizado pelo do projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio Petrobras em parceria com a Cáritas Diocesana de Tubarão.

Foi com muita garra e perseverança enfrentando o calor, que 14 participantes dos 04 novos EES (Empreendimentos de Economia Solidária): Aromart, Nosso Pão, Restaurart e Orgânicos Vida Saudável participaram desta etapa do curso. Sob a assessoria do Professor João Antolino da ITCP UNISUl, as e os participantes demonstram que a compreensão de conceitos como investimento inicial, capital de giro, estoque, despesas e receitas, custos variáveis e custos fixos são conceitos que já estão na prática, na vida de todos No entanto, ainda não havia familiaridade com os conceitos, mas que é fundamental ter uma boa compreensão a fim de serem colocados em prática, agora coletivamente.

O saber do nosso povo é bastante prático e é comum perceber entre os participantes que há diversos analfabetos, ou semianalfabetos, no entanto se colocam à disposição como um bom ouvinte a fim de que os conhecimentos adquiridos durante o curso possam ser reintegrados ao saber prático da vida. Destaca-se ainda que o Curso além de ser um espaço de conhecimentos é também um espaço de criar novas relações solidárias, permitindo gradualmente a compreensão e a vivencia dos princípios da Economia Solidária.

Catarina de Faveri

Articuladora Local