A Pastoral Afro das dioceses de Criciúma e Tubarão comemoraram juntas o dia da Consciência Negra, realizado no dia 20 de novembro na Gruta da Santinha, em Orleans.

Mais de 500 pessoas refletiram o tema do encontro “Valeu Zumbi, a luta continua”, através da reflexão feita pelo professor Maurício da Silva, de Tubarão. Em seguida, os presentes participaram da celebração da Vida, ao som dos batuques, muita dança e alegria.

“Este é um dia de alegria para todos os negros. Um dia para nos unir e lutar pelos nossos ideais. Somos um povo sofrido, ainda sofremos muitas retaliações, especialmente no campo profissional. Precisamos estar conscientes de que hoje somos a maioria da população brasileira e temos nossos direitos”, afirmou dona Terezinha Tomaz, membro da Pastoral Afro da Paróquia Santa Bárbara e do Conselho Fiscal da Cáritas Diocesana de Criciúma.

O encerramento da Semana da Solidariedade da Cáritas Diocesana de Criciúma ocorreu juntamente com o encontro. Na oportunidade, cartilhas sobre a temática Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, foram distribuídas aos participantes.

Por Morgana Rosso, jornalista e articuladora local na região de Criciúma.

No slides are available.