Participantes da 4ª etapa do Curso de gestão e viabilidade econômica em Criciúma

Empreendimentos solidários da região de Criciúma estiveram reunidos no dia 14 de março, para refletir sua  relação com o mercado. A terceira etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica, patrocinado pela Petrobras, ajudou as participantes a repensar o relacionamento com os consumidores, fornecedores e concorrentes.

“Encontramos muitas dificuldades para entrar no mercado, especialmente por sermos de um grupo informal”, avaliou a coordenadora do grupo Raio de Luz, Darcira Paganini Castelan.  Já para a coordenadora do grupo Passo de Fibra, Ieda Seferino, o maior desafio está no próprio grupo. “Conversamos muito sobre como funciona o mercado e o valor do nosso trabalho”, desabafou.

As participantes também elencaram possíveis mudanças para aprimorar o trabalho e conseguir maior aceitação no mercado. “Estamos buscando novas alternativas na costura. Se produzirmos peças próprias, colocaremos um preço mais justo para os consumidores e ainda teremos lucro”, analisou Acirete Pereira, do grupo Moda Jovem.

A próxima etapa do curso, nos dias 15 e 16 de maio, tratará de contabilidade e plano financeiro.

Por Morgana Rosso, jornalista e articuladora local na região de Criciúma

No slides are available.