O projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” (FORTEES) deu continuidade ao curso de gestão e viabilidade econômica no município de Lages realizada no começo do mês de setembro tendo como principal objetivo qualificar os Empreendimentos de Economia Solidária aprimorando a gestão e a viabilidade econômica para aumento na renda gerada.

Participaram da 2ª Etapa do Curso 13 grupos da região que são acompanhados pela articuladora local. Tiveram presentes na 2ª Etapa dois novos grupos de Economia Solidária. Foram cerca de 50 pessoas que participaram da atividade sendo integrantes dos grupos de Economia Solidária, membros da equipe da Cáritas Diocesana de Lages, coordenação do projeto, Comissão da Pastoral da Terra e Ecoserra, esses último, parceiros locais na execução do projeto.

Na segunda etapa do curso, o propósito foi de avançar na discussão relacionada ao plano de negócios. Os participantes puderam conhecer o que é um plano de negócios e também a importância dessa ferramenta para os grupos de Economia Solidária.

Agora, seguem as visitas de acompanhamento com propósitos ainda maiores que é a elaboração do caderno de exercícios que deve ser construído junto com os grupos o plano de negócio e a análise de viabilidade econômica.

 

Por: Camila Moraes de Oliveira, assistente social e articuladora local na região de Lages.

No slides are available.