A região de Florianópolis realizou nos dia 10 e 11, na casa de retiros do morro das pedras, a segunda etapa do curso de gestão e viabilidade econômica para empreendimentos de economia solidária acompanhados pelo projeto “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina”. O projeto é desenvolvido pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio da Petrobras e conta como parceira local a Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Florianópolis

O curso, que reuniu 29 pessoas de 10 grupos, tem como objetivo “Qualificar os empreendimentos de economia solidária aprimorando a gestão e a viabilidade econômica para o aumento da renda gerada.” Esta etapa tratou das formas de organização do grupo, missão do empreendimento, plano operacional, etc.

Nesta etapa, foram incluídos no curso o grupo de mulheres da comunidade remanescente de quilombolas, grupo de mulheres Mãos Unidas e a Associação de Artesãos, todos do município de Garopaba.

Os empreendimentos avaliaram o curso de forma positiva, destacando a metodologia utilizada, a troca de experiências e o encontro de culturas como indígenas e remanescente de quilombos. Os grupos seguem agora na construção dos planos de negócios contando com acompanhamento da articuladora local.

 

Por Adriana S. R. Diaz, articuladora local do projeto na região de Florianópolis.