Nos dia 29 de outubro de 2013, aconteceu a primeira etapa do Curso de Gestão e Viabilidade Econômica, promovido pelo projeto: “Fortalecendo Experiências de Economia Solidária em Santa Catarina” – FORTEES e realizado pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina com patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras.

Estiveram presentes 27 participantes de 08 grupos iniciantes na Economia Solidária. A maioria dos grupos foi resultado do empenho e mobilização realizado no FORTEES – Fase 01, através da participação das Oficinas, feiras, Fórum e curso motivacional realizado no final do projeto. Destaca-se ainda a variedade dentro da caminhada da Economia Solidária e também como grupo. Alguns grupos como a Assiart já possui longo tempo de existência e que no final de 2012, buscaram conhecer a Economia Solidária para torná-la prática em seu modo de trabalhar.

O curso foi um espaço fundamental o grupo assumir a proposta da Economia Solidária. Para tanto foram utilizados diversos recursos didáticos como uma bola simbolizando a alegria de construir juntos a economia Solidária; um momento místico apresentado a Economia do Futuro de Cristovam Buarque. Momentos de aprofundamento com reflexões em grupo despertando para a importância de cultivar os princípios da Economia Solidária.

 

Catarina De Faveri

Articuladora Local