A segunda etapa do curso de Gestão e Viabilidade Econômica, para empreendimentos solidários da região de Criciúma, foi realizada no dia 14 de dezembro. Seis novos grupos participaram do curso com o objetivo de melhorar a renda e aprimorar as técnicas de administração.

Nesta etapa foram abordados os seguintes temas: a missão do grupo, ferramentas e técnicas de gestão, e plano operacional. Para a tesoureira do grupo Recriarte, Sirlei Santiago, o grupo tem muito a aprender com o curso. “Temos a certeza que estávamos fazendo Economia Solidária, mas precisamos de um suporte para aperfeiçoar nossas técnicas”, ponderou.

Os momentos de trabalhos em grupos foi um dos pontos fortes do curso. “Este é um grupo participativo e o conhecimento vai circulando a disposição de todos”, avaliou a assessora temática, Ediane Soares.

A integrante do grupo de costura de São João do Sul, Paula Pereira, também enfatiza a troca de saberes entre os cursistas. “É muito importante a troca de experiências. Nós conhecemos outras pessoas e outras oportunidades de renda”.

A terceira etapa do curso será em março e abordará os temas: mercado (consumidores, fornecedores e concorrentes), investimentos no empreendimento e contabilidade.

Por Morgana Rosso, jornalista e articuladora local na região de Criciúma.

No slides are available.