A primeira etapa do Curso de Viabilidade e Gestão de Economia Solidária, promovido pela Cáritas Regional de Santa Catarina, reuniu no último sábado, 30, em Criciúma, representantes de grupos de Economia Solidária e de comunidades.

Nesta etapa, os cursistas refletiram o conceito de Economia Solidária, a partir de vídeos e textos. Segundo a assessora temática, Ivanete Manica o curso tem o objetivo de qualificar os empreendimentos de Economia Solidária aprimorando a gestão e a viabilidade econômica para o aumento da renda gerada. “O curso proporcionará instrumentais necessários para a construção de uma ambiente socialmente justo e sustentável”, argumenta a assessora.

Para a artesã, Maria Bezerra da Silva, o curso mostrou uma nova forma de economia.

“Eu aprendi mais sobre a economia solidária e estou ansiosa para participar das próximas etapas”, comenta a trabalhadora.

A próxima etapa acontecerá nos dias 23 e 30 de julho, também na sede da Cáritas. Serão trabalhados os seguintes temas: plano de negócios, formas jurídicas, autogestão e estrutura organizacional do empreendimento.

Por Morgana Rosso, jornalista e Articuladora local em Criciúma.