O Conselho Diretor da Cáritas Diocesana de Caçador (foto), reunido em 05 de junho de 2010, na Paróquia de Videira, encaminhou às decisões aprovadas em Assembleia, avaliando as primeiras ações desenvolvidas em 2010. A reunião contou com momentos de estudo, aprofundamento, avaliação e planejamento.

O tema de estudo da reunião, sobre a identidade e missão da Cáritas, apresentou as motivações para a organização da ação cáritas na diocese, formando um trabalho permanente de promoção da cidadania, da justiça e da igualdade, junto à Diocese de Caçador, fortalecendo a participação política dos cidadãos, estruturando relações pessoais de respeito ao ecossistema, ao ser humano e as relações de gênero.

A partir do estudo, pensou-se na agenda de ações. A programação da Cáritas para o segundo semestre, priorizará o Seminário de Economia Solidária durante os dias 18 e 19 de setembro em Caçador, evento destinado aos grupos de economia solidária, grupos de geração de renda e agentes de pastorais sociais. A organização está sendo feita para um público de 100 pessoas. Junto ao seminário acontecerá uma feira de Economia Solidária, uma singela experiência, que pretende conscientizar sobre o Consumo Solidário e Suntentável.

A articulação das ações locais da Cáritas, através das paróquias da Diocese de Caçador, é outra prioridade para o Conselho Diretor. Para o segundo semestre estão programadas formações em Lebon Régis, Fraiburgo, Timbó Grande, Caçador e Porto União. Também está prevista a Assembleia da Cáritas para o mês de outubro, momento de reafirmação da missão e das finalidades da Cáritas Diocesana de Caçador. O Conselho Diretor está entusiasmado com o trabalho e tem demonstrado compromisso sério na defesa dos direitos humanos, principalmente dos excluídos e excluídas do território diocesano, desta região do Contestado.

Por Luciana Marques (referente de Comunicação da Cáritas Diocesana de Caçador)