O Conselho da Cáritas Brasileira Regional SC realizou sua 5ª Reunião do ano, no último dia 11 de novembro de 2013, em Florianópolis, convocada e coordenada pelo Presidente do conselho Pe. Marino Loff e tendo a participação de todos os conselheiros.

Na primeira parte da reunião foi preparada uma proposta de pauta para o próximo Fórum da Cáritas Brasileira Regional SC, que acontecerá de 01 à 03 de dezembro, na região de Lages. Neste encontro será feita uma breve análise de conjuntura sobre reforma política, um debate sobre a campanha da Cáritas Internacional sobre a Fome, o monitoramento e avaliação das ações 2013 e a elaboração de Plano de Atividades para 2014.

Num segundo momento foi realizada uma reflexão sobre a Sustentabilidade da Rede Cáritas. Os projetos sociais que desenvolvemos, e a viabilização de recursos financeiros devem ser instrumentos fundamentados na missão da Cáritas e no Plano de atividades. Também a sustentabilidade depende da formação de agentes caritas, da renovação de lideranças, da articulação com os movimentos sociais e as causas maiores de transformação social, da inserção nas pastorais sociais, no conjunto da Igreja Diocesana e na CNBB Regional, inspirados pela mística e espiritualidade libertadora de Jesus Cristo.

Na terceira parte da reunião foi avaliado cada projeto desenvolvido, atualmente, pela Cáritas Brasileira Regional. Destacamos que o projeto do Centro de Referência de Direitos Humanos e Cidadania implicará para o regional apenas o acompanhamento das ações, pois toda a gestão administrativa será realizada pelo Secretariado Nacional.

Por fim os membros do Conselho foram até a Assembleia Legislativa onde a Caritas Brasileira Regional SC foi homenageada com a Comenda do Legislativo Catarinense.

 

Sarajane Zanotto Pedroso

Secretaria do Conselho Regional